5 razões para usar carvão ativado, sua pele agradece!



Você já ouviu falar no carvão ativado? Esse é um produto que ganhou muita popularidade nos últimos tempos devido aos seus poderes detox, tanto para a pele quanto para o corpo.

O carvão ativado é uma forma de carbono puro de grande porosidade, feito através da queima de matérias orgânicas, como algumas madeiras e cascas de coco, em condições extremas: temperaturas elevadas e baixo oxigênio.

Embora o carvão ativado ainda seja muito estudado por apresentar alguns riscos ao ser usado ou consumido de forma incorreta, até agora seus benefícios têm sido surpreendentes.

Confira cinco vantagens de incluir o uso do carvão ativado no seu dia a dia:

1. Desintoxicação do organismo

A principal função do carvão ativado é remover as impurezas do organismo – por esse motivo o produto é muito utilizado em casos de intoxicação por alimentos, drogas, medicamentos ou produtos químicos.

“Quando uma pessoa intoxicada por produtos químicos ou veneno chega à emergência, os médicos aplicam doses concentradas de carvão ativado diretamente no estômago, via sonda.

Após alguns minutos, o carvão é aspirado para fora.

Nesse caso, ele absorve o conteúdo tóxico”, revela o nutrólogo Thiago Giaconi.

No entanto, é preciso alertar que o carvão ativado precisa ser indicado por um especialista.

Vale lembrar que não existe nenhuma comprovação científica de que o carvão ativado possui efeito emagrecedor.

2. Tira a oleosidade da pele

Por promover essa limpeza, o carvão ativado controla a oleosidade, reduz o tamanho dos poros e também a quantidade dos cravos, tornando-a mais iluminada, uniforme, firme e macia.


Segundo a dermatologista Priscilla Campelo, as máscaras de carvão ativado promovem uma limpeza profunda da pele, removendo poluentes, toxinas, resquícios de maquiagem e oleosidade, diminuindo os poros e cravos, sem retirar a hidratação (água).

3. Contribui para o controle de gases

Um estudo no American Journal of Gastroenterology descobriu que o carvão ativado pode impedir a formação de gás intestinal através da ligação dos subprodutos causadores de gases presentes em alguns alimentos, mas a causa de formação de gases é multifatorial e deve ser avaliada por um especialista.

“O carvão ativado adsorve os gases intestinais e as bactérias que os produzem devido sua capacidade detoxificante.

Isso reduz as dores abdominais, flatulência e inchaço”, diz o nutrólogo Lucas Penchel.

4. Dá brilho ao cabelo

A dermatologista Priscilla Campelo indica que o carvão ativado ajuda a retirar as impurezas do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo fique mais brilhoso e sedoso.

Além disso, ajuda na prevenção de dermatites seborreicas (caspas).

Entretanto, a tricologista Joana D?arc afirma que é importante avaliar cada caso pois a aplicação em demasia do produto pode ressecar e resultar no efeito rebote, quando o organismo identifica a falta de oleosidade e inicia um processo de produção intenso das glândulas sebáceas para ?compensar? o ressecamento,, aumentando a oleosidade da pele.

5. Ajuda no controle do colesterol

Como o carvão ativado absorve a gordura e a leva para fora do corpo, ele pode ajudar no controle do colesterol, segundo o nutrólogo Valcinir Bedin.

Contudo, só deve ser utilizado com orientação médica.

Além disso, vale lembrar que hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos e seguir uma dieta saudável são as principais linhas de defesa contra o colesterol elevado.



Loading...

Comentar

15 + 10 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.